quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Arte e Beleza
Arte Surrealista

Quando olhamos uma obra de arte, podemos ver o mundo através do olhar do artista, conhecer a cultura de um povo ou o pensamento de um determinado período. Ao longo desse bimestre fizemos uma pequena viagem pelo mundo das pinturas conhecemos vários artistas e obras, e pudemos apreciar a beleza em cada obra que vimos de diferentes períodos. Nessa exposição você vai encontrar obras com sabor caipira é o que encontramos em varias criações de uma das maiores pintoras;Tarsila do Amaral que será uma pequena viagem para observar toda a beleza nas obras da artista e também do brasilista José Ferraz de Almeida Júnior, como Tarsila tem inspiração caipira.
Nomiei Tarsila por que, ela possui um belo acervo de obras que estão divididos em todo o mundo. E depois de tanto estudar artistas estrangeiro e por fim poder estudar os brasileiro, escollhi Tarsila e Almeida júnior, por que são pintores que pintou obras surrealistas bem depois do impressionismo que vimos na semana anterior as obras de Manet Édourd A música na talherias, Olímpia, Almoço na relva e em seguida, Pós-impressionismo como Van Gogh que vimos no filme sonhos Akira Kurosaura continuando mas, não artista estrangeiro e sim brasileiro temos então dois deles Tarsila é Almeida Júnior.
Tarsila do Amaral nasceu em 1886 na fazenda São Bernardo em Capivari, interior de São Paulo, e faleceu na capital do Estado em 1973, permanecendo, ao longo de seus 87 anos de vida, sempre à frente de seu tempo.De família abastada, teve uma infância paradoxal, vivendo simultaneamente um cotidiano de menina rica (pois tudo o que sua família usava – roupas e utensílios – vinha diretamente da Europa), e crescendo entre bichos e plantas, em meio a paisagens simples e de gente humilde, na fazenda onde morava.
José Ferraz de Almeida Junior (1850-99). Nascido em Itu (SP) e falecido tragicamente em Piracicaba, no mesmo Estado. Demonstrando desde a mais tenra idade inclinações artísticas, teve no Padre Miguel Correa Pacheco seu primeiro incentivador,
O Violeiro era figura notória da cidade, misto de enfermeira e dançarina num cabaré local. De inspiração outra são, evidentemente, as várias figurações de Maria Laura que perpassam por sua produção: porque Maria Laura é A Noiva (1886), ela é quem simboliza A Pintura, no quadro, de 1892, hoje na Pinacoteca de São Paulo
Tarsila foi uma modernista: pintou o Brasil, desrespeitou normas clássicas da pintura
nacional e encheu suas telas de cores, muitas cores, conseguindo traduzir em tons vibrantes todas as sombras de um país que, segundo a sua própria visão apurada, “também é caipira.Rosa azuis e tons quentes é o que encontramos nas obras da pintora a primeira fase de Tarsila segue um curto período antropofágico( Abaporu,1928 )com redução de cores e de elementos, imagens oníricas e atmosfera surrealista. A viagem á Rússia, em 1931, está na origem de uma brusca mudança social em sua obra (Operário, 1933).

Nenhum comentário:

Postar um comentário