domingo, 23 de agosto de 2009


A sociedade e a tecnologia


A tecnologia vem sendo uma grande aliada e bem aceita pela a humanidade. É a principal responsável pela integração da sociedade no mundo globalizado. Tendo um grande impacto de inovações tecnológicas nos diferentes setores, social, econômico e políticos, vem diminuindo a distância interna e externa dentro das empresas transmitindo informações no tempo de um piscar os olhos.

Nas escolas cada dia vem surgindo novas tecnologias que vem marcando presença no dia-a-dia de crianças e adolescentes como, televisão computador, vídeo game, celular, e MP3. Sendo assim se faz necessário que as escolas procurem se adaptar as novas tecnologias criando ambientes de aprendizagem mais significativos para chamar atenção dos alunos. Algumas já se adaptaram, e um dos equipamentos que vem ganhando espaço é a lousa interativa. O equipamento funciona como um computador de uso coletivo, com uma ferramenta tipo caneta, o professor pode explicar as atividades circulando palavras ou movendo os intens. Para as aulas ficarem interessante podem ser exibidos vídeos, fotos, slide e som podendo ainda acessar a internet e ler notícias juntos com os educando.

A nova tecnologia também ajudou as músicas eletrônicas se expandirem. Existem festivais diariamente com atrações internacionais, um dos eventos que está para acontecer é Spirit Of London segundo o site spiritoflondon.com.br, o evento acontece em 12 de setembro no Sambódromo do Anhembi. Com os computadores de áudio facilitou a produção e a modificação do som da música. É criada da seguinte forma: Enquanto um instrumento musical de uma banda está sendo tocado o DJ, modifica o som no exato momento por meio de aparelhagem própria, surgindo assim a música eletrônica. Sem dúvida a tecnologia faz com que a música eletrônica seja uma bela manifestação da cultura contemporânea.

Artes e a tecnologia caminham cada vez mais juntas. Podemos observar em filmes como o Tron foi o primeiro filme a utilizar recurso da computação gráfica na história do cinema, conforme a Informações escrita pelo professor Marcos Ramoné no seu blog. No enredo, Kevin Flyn é um programador que foi transportado para o vídeo game que ele mesmo criou, Flyn é transformado no programa Clu e precisa enfrentar o software especializado em segurança. Depois desse filme apareceram vários outros como 2001 Uma Odisséia No Espaço, um dos melhores trabalhos do século XX, nos trouxe uma realidade até então desconhecida do passado e do futuro. O filme lançado em 1968 fez uma viagem histórica e profética de 2001 expondo possibilidades e desafios que a humanidade teria para chegar ao êxtase da evolução humana. Um trabalho revolucionário cheio de tecnologia atingindo um dos objetivos das artes, que é transportar indivíduos pelo tempo e espaço através da poesia.

Nos hospitais e consultórios médicos a tecnologia se tornou fundamental e vem ajudando os médicos a salvar vidas. Remetendo a inteligência artificial robótica os médicos fazem cirurgias que antes era impossível de realizar, representando assim mais chance de vida aos pacientes.

A tecnologia contribui tanto para o progresso quanto para um retrocesso social se levarmos em conta o problema de como o crescente uso da tecnologia, vem substituindo o trabalhador e eliminando postos de trabalho. Um único programa pode desempenhar o papel de muitos funcionários os tornando obsoletos e inviáveis a uma empresa em questão. Assim a sociedade ganha e perde ao mesmo tempo. Portanto é necessário que se reflita a respeito.

Selma Rodrigues

Um comentário:

  1. A evolução tecnológica é, sem duvidas, um dos maiores momentos da humanidade, um salto gigantesco para o futuro, principalmente no que se diz respeito a TI (Técnologia da informação), mas infelizmente tem trazido grandes conflitos como bagagem. Como já disse Charles Chaplin em um dos trechos do último discourso de seu filme O Grande Ditador: "Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido."


    (Carlos Rocha)

    ResponderExcluir