quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Memorial do projeto de extensão TV vai à rua.





Oprojeto de extensão do grupo de teatro do Pólo de Palmas começou às 15 horas com a apresentação feita pelos tutores dos grupos presente; A tutora Sandra nos apresentou, alunos do curso de teatro cursando a disciplina tecnologias na escola 3, neste momento falamos que a disciplina aborda conteúdos que falam das novas tecnologias, a mídia, a imprensa a televisão, o vídeo arte, e esclarecemos que o evento é para compartilhar conhecimento, um momento de troca.


O orientador multidisciplinar Alessandro do projeto, disse que trabalha com os alunos o vídeo de bolso, ou seja filme de curta metragem feito no celular. Os alunos recebem aulas de roteiro, produção, edição, concepção e produção de trilha sonora, com foco nós usos das redes sociais e novas tecnologias como transmissão streammer, explorando as possibilidades da internet 3 G, eles também aprendem a criam redes off line com uso de outras tecnologias como o Bluetooth. O orientador disse que o celular ainda é o grande vilão nas escolas e o projeto mostra que ele poderá ser um grande parceiro, desde que os professores queira conhecer e utilizar suas possibilidades. Logo após fomos assistir os vídeos dos alunos o qual renderam-lhe prêmios e ouvir seus comentários a respeito. Depois colocamos o filme “Muito além do cidadão Kane”.


Depois do filme fizemos um intervalo para o lanche e em seguida fizemos uma roda onde conversamos sobre o filme. Falamos que o filme é um documentário que tem mais de 20 anos e foi feito para denunciar as redes de TVs que muitas vezes oculta ou aliena as pessoas com informações mentirosas. Um dos assuntos mais discutido do documentário foi o programa da Xuxa uma discussão que começou a partir dos adolescente, o qual falamos que a Xuxa tem um programa até hoje porque tem uma grande propaganda que nos seduze, como; a rainha dos baixinhos, suas músicas, seu estilo de vestir como; as botas e vários produtos que leva seu nome as sandálias e bolsas para criança, isso convence as criança e as fazem acreditar que a Xuxa e nossa rainha. Algumas pessoas mais velha que estava presente lembrou, que na época em que a Xuxa estava grávida muitas jovens seguiram a moda de se vestir com roupas que mostrassem a barriga, aproveitamos para esclarecer que não podemos viver a vida dos artista nos temos a nossa vida e ela não pode ser uma imitação ela é uma história única só nossa. A TV tem seus truques para convencer seus telespectadores, muitas vezes para vender seus produtos, para ter ibope em seus programas e nos temos que conhecer essas técnicas e não nos deixar ser dominados por eles.

Após a discussão do documentário fomos falar sobre a Arte Postal, Mostramos através de slide de uma forma bem resumida a história da arte postal onde constava os artistas que fizeram história com sua arte como Pablo Picasso, Henri Matisse, Marcel Ducham e imagem de como era sua arte e finalizamos mostramos a nossa Arte Postal.


Como já chegava às dezoito horas, desistimos de fazer a arte postal e encerramos despedindo deles. Eles demonstraram bastante contentamento com nossa presença, agendaram entrevista com colegas do nosso grupo para o vídeo que estão produzindo, pediram a nós que voltássemos para ensinar-los como atuar, porque segundo eles, é uma das suas grandes dificuldades quando vão gravar seus vídeos.


Apresentar este trabalho foi um grande aprendizado e este aprender foi ao colocar em pratica como falar da mídia diante de um grupo de pessoas, ouvir suas idéias e suas dúvidas, vivenciar um pouco de muitos momentos que vamos ter no futuro como professor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário