segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O Show de Truman



O filme tem como tema central a manipulação da televisão. Os seus principais personagem são; Truman, sua mãe e seu pai, meryl, Marlon, Chistof e Sylvia.

Truman era um homem casado com meryl que levava uma vida simples vendendo seguros e sonhava em viajar pelo mundo. Meryl sua esposa sonhava em ter um bebê. Chistof comandava o estúdio, Sylvia uma coadjuvante do show uns anos atrás, por quem Truman se apaixonou.
A história se passava nas ilhas Seahaven que era um grande estúdio, um mundo criado e comandado pelo arquiteto Christof. Tudo na cidade pertencia ao estúdio, casa, carros e as roupas das pessoas. Todos na cidade eram atores e sabiam disso menos Truman.

Todos tinham interesse em continuar manipulando Truman e Chistof continuar transmitindo o show e ganhando milhões. Menos Sylvia ex atriz do show, em uma oportunidade tentou contar tudo a ele, mas, foi impedida pelos funcionários do show. O papel da mídia era ter um diferencial transmitir um programa da vida real, sem roteiro, sem propaganda, 24 horas no ar.

A relação que essa história tem com a vida real, é quando nos deixamos a TV mandar em nossa vida por exemplo; não sair durante a semana ou não poder fazer algo no horário tal, porque tem a novela para assistir e nós fins de semana tem aqueles programas que só passam uma vez por semana no qual diariamente fazem entrevista com os atores das novelas que assistimos e por isso não podemos perder. E aí a nossa vida passa a ser comandada pela televisão, assim como Truman tinha a vida dirigida pelo estúdio de Christof. Isso se mostra quando Truman vai viajar o ônibus estraga e nem sai do lugar, ele tenta novamente viajar pega seu carro e procura sair da cidade mas encontra um vazamento de usina nuclear na estrada e, é obrigado a voltar pra casa.

A impressões que tenho desse filme e que a televisão realmente manda em nossa vida, não de uma forma tão direta, como na vida do personagem Truman, mas indiretamente. Truman viveu a metade de uma vida sem desconfiar de nada. E nós podemos está vivendo o mesmo estilo de vida. Muitas vezes assistimos aos programas de auditórios, o jornal da manhã do meio dia da noite, local e nacional, às novelas os filmes. E assim ficamos presos a esse mundinho da TV sem olhar ao nosso redor, sem viver o mundo lá fora, a vida real aqui e agora. Como desejava Truman. Ficamos tão fissurados a esse mundo que compramos roupas, calçados, acessórios, produtos de beleza, carro tudo que está sendo mostrado na TV. Passamos a viver em outro mundo o

Nenhum comentário:

Postar um comentário